21 de fevereiro de 2023

ACCIONA Energia e Plug Power apresentam seu projeto 'Valle H2V Navarra' ao Governo de Navarra

- 3.880 toneladas/ano: O objetivo é destinar 90% da produção de hidrogênio verde ao consumo dos principais setores industriais da região

ACCIONA Energía e Plug Power apresentaram hoje ao Governo de Navarra o seu projeto conjunto Valle H2V Navarra para construir uma planta de produção de hidrogênio verde em escala industrial em Rocaforte, Sangüesa.

O projeto, ainda em fase de desenvolvimento, propõe a construção de um eletrolisador de 25MW nos terrenos adjacentes à planta de biomassa Sangüesa, alimentado por energia renovável híbrida produzida por uma planta fotovoltaica (25MW) e um parque eólico (24MW), ambas instalações também de nova construção e em desenvolvimento atual.

Os planos da ACCIONA Energía e Plug Power contemplam um investimento total associado de €87 milhões e a criação de mais de 500 empregos diretos, indiretos e induzidos durante a fase de construção da planta.

Uma vez construída, a planta alcançará uma produção total de 3.880 toneladas por ano de hidrogênio verde. O objetivo é que cerca de 90% da produção seja destinado ao consumo dos principais setores industriais de alto consumo energético da região, como a indústria de papel, vidro, siderúrgica, alimentícia, automotiva, bem como para os clientes da Plug Power nas áreas de manipulação de materiais, energia estacionária e aplicações de mobilidade rodoviária, contribuindo para a descarbonização e a redução das emissões de CO2. Os 10% restantes serão destinados ao setor de transporte por meio da instalação de uma estação de hidrogênio no mesmo local.

O projeto contempla a possibilidade de expansão da planta de hidrogênio no futuro, de acordo com a evolução da demanda, para o dobro da potência inicialmente planejada (50MW) de eletrólise.

PROJETO DE INTERESSE REGIONAL

À apresentação do projeto compareceram, em nome do Governo de Navarra, a presidente María Chivite, o conselheiro de Desenvolvimento Econômico e Empresarial, Mikel Irujo, e a diretora-geral de Indústria, Uxue Itoiz. Também participaram a prefeita de Sangüesa, Lucía Echegoyen, e a presidente do conselho de Rocaforte, María Eugenia Pérez. Pelo projeto, estiveram presentes o presidente da ACCIONAPLUG e CEO da ACCIONA Energía, Rafael Mateo, o CEO da ACCIONAPLUG, Alan Ripa, e o diretor de vendas da Europa para a unidade de negócios de aplicações da Plug Power, Alasdair Leapman.

A presidente de Navarra, María Chivite, anunciou na reunião de hoje que o governo regional, em sua sessão de amanhã, declarará de interesse regional o projeto Valle H2V Navarra, acelerando assim seu trâmite e desenvolvimento. Além disso, destacou o caráter “estratégico” deste projeto não apenas pelos investimentos e empregos criados, mas também porque “fornecerá energia limpa ao ecossistema industrial da região, onde existem empresas grandes consumidoras de energia, e porque colocará Sangüesa no mapa da inovação”.

O projeto reúne todos os elementos-chave da cadeia de valor do hidrogênio verde, desde a geração de energia renovável e a infraestrutura de produção até o armazenamento e distribuição do hidrogênio verde. No momento de sua entrada em operação, será uma das maiores plantas de hidrogênio verde da Europa.

“Valle H2V Navarra nasce com o objetivo de ser a primeira planta de geração de hidrogênio verde operacional em escala industrial na Comunidade Foral e para impulsionar qualitativa e quantitativamente a descarbonização da indústria da região”, disse Rafael Mateo, presidente da ACCIONAPLUG e CEO da ACCIONA Energía. “Além disso, este projeto é de particular interesse graças à sua escalabilidade e replicabilidade, pois fornecerá um exemplo operacional da contribuição do hidrogênio verde na transição energética”.

O projeto Valle H2V Navarra tem previsão de começar a gerar hidrogênio verde no final de 2024, permitindo assim ao governo de Navarra cumprir com a Agenda Navarra do Hidrogênio Verde, uma rota para o desenvolvimento de um ecossistema de hidrogênio verde, que prevê a instalação de entre 10MW e 30MW de produção até 2024 e 150MW até 2030 na comunidade foral.

SOLUÇÕES COMPETITIVAS DE H2V

O projeto Valle H2V Navarra está sendo desenvolvido pela ACCIONAPLUG, uma joint venture constituída em 50% pela ACCIONA Energía, líder mundial em energias renováveis, e pela Plug Power, fornecedora líder de soluções de hidrogênio turnkey para a economia global do hidrogênio verde, como eletrolisadores, células de combustível, empilhadeiras e liquefação.

A joint venture, sediada em Madrid, combina a melhor tecnologia de eletrolisadores da Plug Power e a condição da ACCIONA Energía como o principal distribuidor de energia 100% renovável na Espanha e Portugal, países onde a ACCIONAPLUG trabalha no desenvolvimento de projetos de hidrogênio verde.

Espanha e Portugal estão preparados para desempenhar um papel de liderança no caminho da economia europeia rumo à descarbonização, beneficiando-se dos níveis mais altos de recursos renováveis. O governo espanhol apresentou sua rota do hidrogênio em outubro de 2020, e Portugal aprovou a sua em agosto de 2020. O objetivo da ACCIONAPLUG é alcançar 20% de participação de mercado até 2030.