O projecto Valle H2V Navarra contempla a construção de uma central de produção de hidrogénio verde à escala industrial em Rocaforte, Sangüesa (Navarra). Foi declarado projecto de Interesse Foral em Fevereiro de 2023.
O projecto prevê a construção de um electrolisador de 25 MW nos terrenos contíguos à central de biomassa de Sangüesa, instalações propriedade da ACCIONA Energía. O electrolisador será alimentado directamente por energia renovável híbrida produzida numa central fotovoltaica (25MW) e num parque eólico (24MW), ambas instalações também de construção recente, contribuindo dessa forma para:
Conseguir um custo de produção competitivo.
Cumprir os requisitos da UE para considerar o hidrogénio como renovável (o princípio da adicionalidade, correlação temporal e geográfica).
Colaborar para a consecução dos objectivos da UE e de Espanha.
Descongestionar a rede de transmissão eléctrica, ao contar com um parque de energias renováveis híbrido (solar e eólica) com ligação directa à central de hidrogénio.
POSTOS DE TRABALHO
+1
ACCIONA Energía e da Plug Power prevêem um investimento total associado de €87 milhões e a criação de mais de 500 postos de trabalho, tanto directos como indirectos e induzidos, durante a fase de construção da central.
Uma vez construída, a central atingirá uma produção total de 3880 toneladas de hidrogénio renovável por ano. O objectivo é que cerca de 90% da produção seja destinada ao consumo das principais indústrias da região com elevado consumo de energia, como a indústria do papel, vidreira, siderúrgica, alimentar, ou automóvel, bem como aos clientes da Plug Power no sector do manuseamento de materiais, da energia fixa e nas aplicações de mobilidade rodoviária, contribuindo para a sua descarbonização e para a redução das suas emissões de CO2. Os restantes 10% serão destinados ao sector dos transportes, através da instalação de uma estação de abastecimento de hidrogénio na mesma localização.
O projecto prevê que a central de hidrogénio possa ser ampliada no futuro, de acordo com a evolução da procura, com para o dobro da potência inicialmente projectada (50MW) de electrólise.
A FUTURO
1MW
O projecto reúne todos os elementos chave da cadeia de valor do hidrogénio verde, desde a geração de energia renovável e das infra-estruturas de produção, até ao armazenamento e a distribuição do hidrogénio verde. No momento da sua entrada em funcionamento, será uma das maiores centrais de hidrogénio verde da Europa.
O projecto Valle H2V Navarra prevê começar a geração de hidrogénio verde no início de 2025, permitindo dessa forma ao governo de Navarra cumprir a Agenda Navarra do Hidrogénio Verde, um roteiro para o desenvolvimento de um ecossistema de hidrogénio verde, que prevê a instalação de entre 10MW e 30MW de produção para 2024 e de 150MW para 2030 na Comunidade Foral.
2024
1MW
/
1MW
2030
1MW
Projeto financiado pela União Europeia – NextGenerationEU no âmbito do Plano de Recuperação, Transformação e Resiliência.